Empréstimo com garantia de Imóvel: O que é?
Quando falo sobre empréstimo com garantia de imóvel, na maior parte das vezes, se trata de algo que iremos fazer não por que queremos, mas, ...

O que você precisa saber
Como o próprio nome diz, esse tipo de empréstimo utiliza de uma propriedade como método de garantia. Mas porque? Por que assim a financeira sabe que não haverá problemas de inadimplência. Sendo assim, é necessário ter um imóvel em seu nome. Pode ser comercial ou residencial, basta ser em seu nome.
Também é bom mencionar que a taxa de juros pode ser bem baixa em comparação a outros métodos.
Durante o período do empréstimo, é registrado em cartório a operação, mas calma, o imóvel ainda continua sendo seu. Ou seja, você pode usufruir do imóvel sem preocupação. Tecnicamente falando, o bem fica alienado á instituição financeira até o fim do contrato.
Sendo assim, você pode perguntar:
Existe o risco de perder o imóvel?
Em suma, sim. Afinal, se por algum fator as parcelas ficaram sem pagamento, o crédito precisa ser recuperado. Mas tenha calma, o processo de se tomar algum bem é custoso. Portanto, ele se torna a última opção para a instituição.
Posso vender o imóvel dado como garantia antes do termino do pagamento?
Você pode sim vender seu imóvel se a instituição permitir. Mas, o vendedor deve negociar com o comprador que parte do valor do imóvel deve ser usado para quitação o débito. Finalmente, será dado baixa na alienação do bem pela instituição.
Porque a taxa de juros é tão baixa?
Como ela é calculada de acordo com o risco de inadimplência, quando você oferece o imóvel como crédito, é garantido que parte do valor da dívida está “pago”. Logo, as chances de inadimplência são menores, e os juros também.
Por fim, muitas coisas são levadas em consideração na hora de solicitar esse empréstimo. Como sempre, o importante uma programação, e não esquecer de manter os pés no chão.